A Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (8), contra uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas. Os mandados são cumpridos em Curitiba, Colombo, na Região Metropolitana, e em Santo Antônio do Sudoeste.

Conforme a Polícia Federal, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 11 milhões em apenas seis meses, durante o ano de 2019.

De acordo com as investigações, a organização criminosa se constituiu de uma rede de empresas de fachada para utilizar as contas bancárias e movimentar grandes quantias de dinheiro de origem ilícita.

Ainda segundo a Polícia Federal, os criminosos fizeram a aquisição de um posto de combustivel em Itajaí, no estado de Santa Catarina, supostamente para que um casal de narcotraficantes internacionais se integrasse ao mecanismo de ocultação de recursos ilícitos.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça Federal ordenou o sequestro de imóveis da quadrilha, apreensão de veículos e até de um avião, além do bloqueio de valores localizados em contas bancárias, aplicações financeiras e demais ativos monetários.

A operação deflagrada nesta terça-feira é derivada de outra feita pela Polícia Federal, em novembro de 2020. Na ocasião, os policiais federais visavam desarticular financeiramente uma organização criminosa especializada na remessa de grandes cargas de cocaína para diversos países europeus por meio do trafego marítimo.

Os investigados podem ser responsabilizados pela lavagem do dinheiro, com possibilidade de pena de até 10 anos de prisão, além de três anos previstos para o crime de associação criminosa.