Nesta época do ano, de festividades, folgas prolongadas, férias, cresce em cerca de 50% o número de animais domésticos abandonados nas ruas. A prática revela a falta de responsabilidade por parte de tutores, resultando em sofrimento para os animais, como cães e gatos. O abandono, no entanto, pode acontecer dentro de casa, quando há ausência de carinho, atenção, estímulos mentais/ físicos, cuidados com a saúde, alimentação inadequada, ambiente sujo.
Sobre o assunto, a jornalista Andressa Tavares conversou ao vivo nesta terça-feira (26) com Raquel Facuri, a co-fundadora da maior organização de proteção animal do país, o Instituto Ampara Animal.
Raquel Facuri destacou, ainda, o combate ao uso de fogos de artifícios nos centros urbanos para preservar a saúde física e mental dos bichinhos – e não só os que vivem em casas, mas aqueles em situação de rua.
Curitiba tem cerca de 585 mil cães, de acordo com o censo animal realizado na capital paranaense este ano. Do total de cães, cerca 17 mil são animais que estão abandonados nas vias da cidade.
Ouça a entrevista completa com Raquel Facuri: