Entre os atendimentos mais comuns registrados pela Defesa Civil quando chove forte na capital, estão os alagamentos. No último dia dois de junho deste ano, durante um temporal, a água se acumulou em vários pontos, principalmente nas regiões do Atuba e da Caximba.

Outros bairros também são afetados com frequência, de acordo com dados preliminares que estão em um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da PUC.

As regiões dos bairros Fanny, Novo Mundo e Parolin já foram apontadas por quem respondeu o questionário online elaborado com o propósito de descobrir, a partir do ponto de vida dos moradores, onde estão os alagamentos. Quem explica melhor é o pesquisador e engenheiro ambiental Altair Rosa, coordenador do estudo.

Altair Rosa espera reunir a maior quantidade de informações possíveis, para fundamentais os passos seguintes ao estudo.

O secretário municipal de obras públicas de Curitiba, Rodrigo Rodrigues, avalia como positiva a ajuda da população para mapear os pontos que precisam ser melhorados na cidade. Segundo ele, atitudes como o descarte correto de materiais de construção e lixo reciclável são ações com efeitos práticos que podem evitar futuros problemas. E em caso de alagamento, o comunicado pode ser feito por meio de vários canais.

O questionário está disponível no link: https://bit.ly/3ySWnm9.