Uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná, Core-PR, em parceria com o Grupo Datacenso, revelou uma mudança no perfil de venda dos representantes comerciais: o uso do WhatsApp. Gustavo Hidalgo coordena uma equipe que vende produtos de limpeza. E percebeu que desde a pandemia, as coisas estão mudando.

Segundo a pesquisa, o contato presencial e telefônico com cliente tem sido substituído pelo relacionamento via plataformas online. Em média 90% dos entrevistados utilizam o WhatsApp como ferramenta de trabalho. A grande adesão à plataforma é explicada pelos resultados. A abertura das mensagens é de quase 100% e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%.

 

De acordo com o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR) o estado tem cerca de 10 mil profissionais dessa área, que aproveitam todos os recursos da ferramenta. O presidente do Core-PR, Paulo César Nauiack, explica essa mudança de perfil.

 

Outra vantagem, é a segurança, segundo o presidente.

Em segundo lugar está a comunicação por e-mail e em terceiro, o Instagram. O estudo “Hábitos de Uso de Mídia do Representante Comercial” entrevistou cerca de mil profissionais em todas as regiões do Paraná.