Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Paraná (IEPTB/PR), intitulada de “Retrato Econômico do Paraná”, mostra que 60% dos paranaenses reduziram gastos neste ano e outros 40% contraíram dívidas. O levantamento foi realizado com informações dos 177 Cartórios de Protesto do Estado e revela o impacto da alta do custo de vida no comportamento financeiro da população.

Em entrevista à CBN Curitiba, o presidente do IEPTB/PR, João Norberto França Gomes, destacou a importância da educação financeira e como é importante dar atenção para o assunto.

Mais sobre a redução de gastos dos paranaenses

Entre as principais despesas cortadas, a alimentação fora de casa, incluindo restaurantes e delivery, foi o principal item reduzido, citado por 25,34% dos entrevistados. Na sequência, aparecem as despesas com cuidados pessoais, como salão de beleza e estética, que foram cortados por 18,88% dos paranaenses.

Viagens também ficaram fora do orçamento de 13,11% dos entrevistados. Já gastos com transporte, como táxi, aplicativos e combustível, foram reduzidos por 16,14% da população.


SAIBA MAIS:


A compra de roupas e acessórios teve cortes para 9,68%, enquanto serviços de assinatura, como streaming e TV por assinatura, foram cancelados ou reduzidos por 8,7% dos entrevistados. Por fim, lazer e entretenimento, incluindo cinema, bares, festas e restaurantes, foram priorizados na redução de gastos por 8,12% dos participantes do levantamento.

Acompanhe a entrevista na íntegra