Desde junho de 2020, um grupo de pesquisadores da UFPR desenvolvem uma vacina contra a Covid-19 com tecnologia de baixo custo de produção. Os testes pré-clínicos devem ser concluídos nos próximos meses, quando será realizado o ensaio de proteção animal.

Segundo o pesquisador da UFPR e coordenador dos estudos para desenvolvimento da vacina paranaense contra a Covid, professor Emanuel Maltempi de Souza, já foi enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para testes em humanos. Os voluntários, em um primeiro momento, seriam pessoas com mais de 18 anos.

A Vacina da UFPR usa insumos nacionais e tecnologia de produção 100% desenvolvida na Universidade, com partículas biodegradáveis que imitam o vírus SARS-CoV-2 e ativam o sistema imune contra a doença.

O professor estima que até o fim do ano que vem todos os testes já tenham sido finalizados e a vacina já possa ser comercializada, com expectativa de ter um custo menor do que as outras que já estão no mercado.

Um dos diferenciais da vacina da UFPR, além do baixo custo, é a possibilidade de desenvolvimento rápido de novas versões do imunizante, caso surjam novas cepas da Covid-19. Seriam necessárias poucas semanas para essa produção.

O projeto em desenvolvimento pela UFPR já conta com a financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no valor de R$ 230 mil.

Desde 2020 a UFPR criou uma campanha para ajudar no financiamento e disponibilizou um site: https://vacina.ufpr.br/

No endereço é possível encontrar os dados para transferência bancária, e todas as informações da campanha e do processo de estudos do imunizante contra a Covid-19.

Até o momento a instituição já arrecadou R$ 1.518.107,75 em recursos.