A pesquisa apontou que o nível de endividamento médio dos paranaenses em 2021 voltou ao mesmo patamar registrado antes da pandemia. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), o endividamento médio dos paranaenses foi de 90,4%, bem acima do índice nacional, que ficou em 76,3%, o maior já registrado em 11 anos da pesquisa.

No Paraná, o índice ficou acima do registrado em 2020, que foi de 89,6% e exatamente igual à marca atingida em 2019, de 90,4%. Conforme a análise dos dados, o grande responsável pelo comprometimento das finanças pessoais, no estado, foi o cartão de crédito, que concentrou, em média, 71,9% das dívidas dos paranaenses em 2021. O financiamento de veículos correspondeu a 12,2% das dívidas e o financiamento imobiliário, a 9,3%.

O especialista em finanças pessoais, Altemir Farinhas, falou que esse é um dos índices mais altos já registrados e disse que isso preocupa, pois além do que foi apontado pela pesquisa, as famílias paranaenses precisam ter recursos financeiros para pagar tributos e despesas, como, IPVA, IPTU, material e mensalidade escolar, entre outros débitos.

A pesquisa revelou ainda, que o aumento de famílias paranaenses com dívidas aconteceu porque recorreram com mais frequência ao crédito para suprir o consumo, que aumentou com o avanço da vacinação.

Diante do endividamento de tantos paranaenses, Altemir Farinhas fez um questionamento, mas disse que espera que em 2022 as pessoas tenham educação monetária para garantir o equilíbrio das finanças.

Outro dado relevado na pesquisa foi que os paranaenses também encerraram 2021 com dificuldades para pagar as dívidas. Os índices de famílias sem condições de pagar os débitos e das que não terão condições de pagar, aumentou após seis meses de queda. Em dezembro, 19,3% dos endividados estavam com as contas atrasadas e 6,3% reconheciam que não teriam condições de quitar as dívidas.