A confiança dos consumidores em sair às ruas para fazer as compras de fim de ano aumentou, foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP). Com isso cresce a expectativa do comércio, que já prevê boas vendas, e têm tudo para ser motivo de comemoração entre lojistas e empresários do setor.

O levantamento foi realizado nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão, e mostrou que os comerciantes estão otimistas tanto para a Black Friday quanto para o Natal. Como afirma o Presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Como estamos no mês da Black Friday, algumas ofertas já estão disponíveis e a pesquisa confirma que a maioria dos comerciantes paranaenses que ainda não fez, fará alguma promoção este ano. Londrina é a cidade com maior engajamento do comércio, 78% dos lojistas pretendem aderir ao movimento tradicional da última semana de novembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a expectativa é de um crescimento de 16% nas vendas em todo o estado. E isso se deve ao fato de que as pessoas estão mais confiantes com o índice de vacinados e a queda do número de casos da Covid-19. Como afirma a consumidora Larissa Leodoro.

A pesquisa aponta que quando se trata do Natal a maioria dos comerciantes também aposta no aumento das vendas em comparação às do ano passado. A expectativa é de um crescimento de 14%.

Toda essa movimentação do comércio reflete no número de contratações, já que quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários para as vendas de fim de ano. A maior parte dessas contratações será de mão de obra temporária. De acordo com a pesquisa, o número médio de funcionários a ser contatado chega a três por estabelecimento.

A pesquisa também apontou que assim que terminarem as festas e as compras de fim de ano, já há muita expectativa para o próximo ano. A maior parte dos comerciantes paranaenses está otimista com o rumo do seu próprio comércio. O índice apresentou leve queda, apenas 4%, em relação à pesquisa do Dia dos Pais. Os paranaenses que mais acreditam em um futuro próspero são os londrinenses, com 91%, seguidos pelos moradores de Francisco Beltrão, com 85%.