Desde o dia 1º de janeiro até esta quarta-feira, foram investigados 1.077 casos de Covid-19 em crianças e 439 receberam diagnóstico positivo no Hospital Pequeno Príncipe. Desses casos, 45 crianças precisaram ser internadas, sendo que 25 tinham comorbidades. Conforme o hospital, não houve nenhuma morte em decorrência da Covid-19 este ano. No momento, há 21 pacientes internados com coronavírus, sendo 14 em enfermaria e sete recebem os cuidados necessários na Unidade de Terapia Intensiva (UT).
No mesmo período, foram confirmados 102 casos de crianças infectadas com o vírus Influenza. Desse total, 21 precisaram ser internadas. Nove pacientes foram diagnosticados com a coinfecção Covid-19 e Influenza e apenas um está internado.
O vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, o médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, falou sobre a alta de casos que já era esperada com a chegada das festas e férias de fim ano, que causaram aglomerações e teve reflexo no número de crianças infectadas. Além da cepa ômicron com alta taxa de transmissibilidade.
O infectologista falou que a preocupação em casos de internamentos, principalmente em UTI, são de pessoas que não vacinadas ou que não completaram o ciclo de imunização. Essa situação reflete nas crianças, que só agora começaram a ser vacinadas. O médico fez um alerta que os pais precisam estar com a vacinação em dia para proteger os pequenos.
Dr. Victor Horácio reforçou quer os pais devem vacinar os filhos, pois o imunizante é seguro e eficiente. Ele comentou sobre as notícias falsas que circulam e não devem ser levadas em consideração, pois são um desserviço.
Ao todo, o Hospital Pequeno Príncipe já investigou mais 10.300 pacientes suspeitos de infecção pelo coronavírus e confirmou mais de dois mil casos em crianças, desde o dia 4 de março de 2020.