O ano de 2024 teve as micro e pequenas empresas como protagonistas no Paraná quando o assunto é geração de emprego. Juntos, esses negócios criaram 87.738 postos de trabalho durante o ano, fatia que representa 68% do total de vagas criadas no estado e o dobro do contingente aberto pelas empresas de grande e de médio porte, que geraram 40.798 vagas entre janeiro e dezembro passados.

Os dados foram divulgados pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, o cenário consolida os pequenos na liderança da geração de emprego.

Padilha falou ainda sobre as melhorias no ambiente de negócios paranaense que, segundo ele, colaboraram para o resultado.

Conforme os dados do Caged, o Paraná teve o melhor desempenho na geração de emprego entre os estados do Sul e surge como terceiro melhor do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Dentre as micro e pequenas empresas, os setores que mais criaram postos de trabalho em 2024 foram o de Serviços (com grande destaque e 40.962 novos postos), Comércio, Indústria de Transformação e Construção.