O índice de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses caiu 3,4% em junho. É a terceira queda consecutiva e a primeira vez no ano que o índice fica abaixo dos 100 pontos. Ele ficou em 97,2 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio Paraná e apontam uma percepção de insatisfação dos consumidores.

Dos fatores avaliados para composição do índice, apenas a avaliação sobre o acesso ao crédito apresentou resultado positivo, com elevação de 1,6% na variação mensal. Os demais tiveram redução, principalmente Perspectiva Profissional (-9,1%), Momento para Duráveis (-6,5%) e Perspectiva de Consumo (-4,9%). Também caíram o Nível de Consumo Atual (-3,9%), Emprego Atual (-1,9%) e Renda Atual (-1,5%).

Entretanto, na comparação com junho do ano passado, o panorama do consumo paranaense está mais favorável, com elevação de 10,9%. Entre os quesitos analisados, apenas Momento para Duráveis mostrou redução de 29,8%. Os demais, demonstram melhora, sobretudo o Nível de Consumo Atual, com alta de 28,7% na variação anual.

A redução mais acentuada ocorreu entre as famílias de menor renda, entre as quais o índice passou de 100,7 pontos em maio para 97,2 pontos em junho, baixa de 3,8%. Entre as famílias de maior renda o indicador caiu 1,6%, saindo de 103,2 pontos em maio para 101,6 pontos em junho.

Nas famílias com renda até dez salários mínimos, o que tem freado mais o consumo é a falta de Perspectiva Profissional, que reduziu 9,4% de maio para junho.

Nas famílias com renda acima de dez salários mínimos, a maioria dos fatores avaliados apresentou crescimento, tais como Emprego Atual (0,1%), Renda Atual (0,6%) e acesso ao crédito (0,6%), Nível de Consumo Atual (1,2%) e Perspectiva de Consumo (1,3%).

Com 80,2 pontos, o cenário nacional foi de alta, com aumento de 2,9%, com relação ao mês anterior.

Com informações da assessoria