Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Palmas no centro-sul do estado teve o primeiro registro de neve do ano. Na tarde desta terça-feira (17), quando os termômetros marcavam 3,5 graus, moradores gravaram vídeos dos flocos e publicaram nas redes sociais. O fenômeno também foi confirmado pelo Simepar.

O último registro de neve no Paraná foi na mesma cidade em junho de 2021.

A neve não havia sido prevista pelo sistema de monitoramento paranaense, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 33 cidades do Paraná possuíam alerta de neve para até as nove horas da manhã desta quarta-feira (18). Segundo a meteorologista Lígia Mota, do Simepar, ainda é possível que o fenômeno ocorra novamente.

Conforme o último relatório do Simepar, na madrugada e manhã desta quarta as menores temperaturas foram registradas em Palmas e Guarapuava, no centro-sul, com 1,4 graus. Seguidas por Cambará, no norte pioneiro, com 2,2 graus e Inácio Martins, também no centro-sul do estado com 2,6 graus. Já em Curitiba, os termômetros chegaram aos 5,7 graus.

Além da neve, houve ventos fortes em grande parte do estado. Em Curitiba, as rajadas alcançaram 52,9 km/h por volta das 4 horas, com apenas uma queda de árvore, segundo a Defesa Civil. No litoral, em Guaratuba, a velocidade ultrapassou os 64 km/h às 5h15. Segundo o Corpo de Bombeiros da região, nenhum acionamento foi feito por conta da ventania.

A previsão é de que os ventos continuem em boa parte do estado, o que faz sensação térmica despencar, segundo a meteorologista.