Os 40 dias de Quaresma contemplam um período muito importante para os católicos, pois antecede a celebração da Páscoa. Mais do que apenas um período simbólico e tradicional, a data também traz uma grande mudança nos hábitos desses cristãos por conta da substituição da carne vermelha por peixes.

Com isso, o mercado de pescados costuma registrar aumento nas vendas durante a Quaresma. Essa é a expectativa de peixarias em Curitiba, que já estão preparadas para o aumento na demanda. No tradicional Mercado Municipal da cidade, os estabelecimentos estão repletos de opções, desde salmão até trutas e tilápias.

O proprietário de uma loja de pescados, Paulo Mozer, conta que a procura costuma aumentar em 40% durante esse período, ficando atrás apenas da Semana Santa.

Na hora da compra, o preço também é levado em conta para a escolha dos peixes. Geralmente, o mais procurado é o salmão, que, neste ano, pode ser encontrado em torno de R$110 o quilo, enquanto o preço da truta custa cerca de R$ 43,90 por quilo.

Mas, além de tradições religiosas, o consumo de peixes e frutos do mar também está associado à alimentação saudável, além de diferentes hábitos em família. É o caso de Kimie Missawa, que compra frequentemente este tipo de produto. Ela conta que tem o costume de preparar pratos típicos do Japão, de onde veio seu pai.

Para os católicos, o período da Quaresma compreende o jejum, que pode ser realizado com outro tipo de alimento, mas a abstenção da carne vermelha é o mais comum. O padre Clayton Munhoz, da Arquidiocese de Curitiba, comenta que o jejum nesse período é considerado uma disciplina espiritual antes da Páscoa.

Além disso, o jejum é visto como uma preparação para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma acontece da Quarta-feira de Cinzas à Quinta-feira Santa, excluindo os domingos. Neste ano, o domingo de Páscoa será dia 31 de março.