Mais uma vez, o Ministério Público Federal (MPF) questiona detalhes do novo modelo de pedágio no Paraná. Desta vez enviou um ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a existência de um estudo de impacto socioeconômico da nova praça de pedágio que deve ser implantada na BR-153, em Jacarezinho, Norte Pioneiro.

O questionamento principal é “se foi realizado estudo da cobrança do pedágio nos valores até então definidos para a coletividade dos moradores e trabalhadores de municípios próximos à praça localizada no km 8 da BR-153, especialmente aqueles que dependem da estrutura oferecida pelo município de Jacarezinho”.

Por meio de nota, a ANTT informou que vai se manifestar diretamente ao órgão e prestar os esclarecimentos. Governo do Paraná informou à CBN Curitiba que não vai se manifestar.

A nova praça de pedágio de Jacarezinho está no Lote 2, leiloado em 29 de setembro na Bolsa de Valores, a B3, em São Paulo. Apenas uma empresa disputou o pacote de rodovias: o consórcio Infraestrutura EPR, com proposta de desconto de 0,08%. Com o lance vencedor, a tarifa na nova praça de pedágio de Jacarezinho deve ficar em R$ 10,39, levando em conta a nova tarifa-base por quilômetro rodado.

A cidade já tinha outra praça, na BR-369, que será reativada nesta nova concessão. A tarifa desta, que era uma das mais caras do Brasil, foi a que teve a maior redução no comparativo com os valores que seriam cobrados se o contrato anterior estivesse em vigência: 68%. Ela caiu de R$ 32,30 para R$ 10,39, o mesmo valor que será aplicado na outra praça de pedágio da região.