Segue a expectativa para o leilão do novo pedágio no Paraná. Pelo menos duas empresas apresentaram propostas para a disputa pela concessão do lote 1. Os documentos foram entregues na segunda-feira (21), dentro do prazo previsto e os detalhes só serão divulgados no dia do certame, marcado para sexta-feira (25), na Bolsa de Valores em São Paulo. Na quinta-feira (24), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve divulgar a lista das garantias não aceitas. Vence o leilão a concessionária que oferecer a menor tarifa de pedágio.

O governador Ratinho Junior (PSD) participou de um evento nesta terça-feira (22) em Curitiba e disse que o pacote foi montado de uma maneira que ele seja capaz de atrair grandes empresas ou consórcios para o leilão, ao mesmo tempo que estabelece garantias de investimentos para que as obras sejam executadas conforme o planejado. Em resumo, o que importa, segundo o governador, não é quantidade de empresas interessadas, mas sim a qualidade.

Ele falou ainda sobre as obras que estão previstas no pacote.

Há ainda alguns passos a serem dados até a efetivação do pedágio. No dia 8 de setembro será publicada uma ata de Julgamento do Leilão e os recursos das empresas serão recebidos até o dia 13. A publicação do julgamento dos recursos pela ANTT vai ocorrer no dia 5 de outubro. No dia 27 de outubro, o resultado será homologado e até o dia 29 de dezembro deve ocorrer a assinatura do contrato que será de 30 anos.