Curitiba já sediou muitos shows este ano, principalmente de artistas internacionais. São grandes espetáculos que atraem milhares de pessoas e também chamam a atenção dos golpistas, já que muitas pessoas, na hora da empolgação e do tumulto, não se dão conta que podem ser alvos fáceis dos criminosos que estão à espera de uma distração.

A diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, alertou quem vai aos shows sobre o famoso golpe da troca de cartão.

Uma moradora de Curitiba foi vítima desse golpe recentemente, como relatou Claudia Silvado, que ainda contou como se previne desse tipo de truque aplicado pelos criminosos.

E não faltam exemplos de golpes aplicados em shows realizados na capital paranaense. Em março deste ano, um dia após a primeira apresentação do Coldplay, em 22 de março, a Polícia Civil do Paraná prendeu quatro pessoas em flagrante por aplicar golpes durante show da banda britânica, no Estádio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória. As investigações começaram depois que mais de dez boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil. Os estelionatários, vendedores ambulantes de comidas e bebidas do lado de fora do estádio Couto Pereira, trocavam o cartão do cliente no momento do pagamento.

Outra operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas na capital paulista em setembro deste ano. A ação foi contra um grupo criminoso acusado de praticar estelionato nos arredores do show da banda Imagine Dragons, em Curitiba, no mês de março. Durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), foram cumpridos 14 mandados de busca e apreendidos dois veículos, celulares, cartões e máquinas utilizadas nos golpes.

As pessoas presas foram acusadas de aplicar golpes na venda de comidas e bebidas do lado de fora do evento. No momento do pagamento, os golpistas trocavam o cartão bancário dos clientes e utilizavam os objetos para compras e transferências bancárias. Segundo a polícia, os prejuízos ultrapassaram R$ 150 mil.