O lançamento do concurso cultural “Vamos Pintar Curitiba”, em comemoração aos 330 anos da capital paranaense, contou com a presença de patrocinadores, apoiadores, autoridades e também alunos de escolas municipais. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (13) no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.

Entre as dezenas de crianças presentes no lançamento do concurso cultural “Vamos Pintar Curitiba”, idealizado para a comemoração dos 330 da cidade, Davi Machado, de nove anos, disse que está empolgado para começar a colorir o mapa que apresenta diversos pontos turísticos e particularidades da capital paranaense.

A secretaria de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, afirmou que o concurso está alinhado com as ações curriculares da pasta. Maria Sílvia também destacou a importância de entender a história da cidade.

Para o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, os pontos de encontro e as áreas conhecidas da cidade agora podem ser coloridos pelas crianças, que vão aprender sobre a cidade.

 

O prefeito Rafael Greca, entusiasta da cidade e incentivador de ações culturais, disse que a comemoração do aniversário da cidade é um processo permanente de educação e também de celebrar o povo que vive em Curitiba.

Retratar a cidade em um mapa para ser colorido vai fazer com que as crianças compreendam a paisagem da cidade.

O diretor da rádio CBN Curitiba, Amarildo Lopes, idealizador do concurso cultural, explicou que o mapa é intuitivo e inclusivo.

Podem participar do concurso, em quatro categorias, crianças a partir de sete anos e também adultos. Os interessados podem ser entregar os mapas pintados até o dia 30 de janeiro de 2023.

Os melhores trabalhos irão compor a exposição itinerante, que contemplará espaços públicos e de patrocinadores do projeto.