O Passeio Público, parque mais antigo de Curitiba, está fazendo aniversário. Nesta quinta-feira (2), o local completou 138 anos. Desde a sua inauguração, em 1886, a área preserva parte da fauna e da flora da região em meio ao agitado centro da capital paranaense.
A área é um convite para um passeio para milhares de pessoas todas as semanas, sejam elas moradoras ou não da cidade. O espaço atrai visitantes de várias idades. O estudante Gustavo Henrique dos Santos, que é de São José dos Pinhais, disse que gostou bastante do local.
O local é ideal para quem quer conhecer os pássaros que vivem no parque. As aves, algumas exóticas, de várias espécies, são atrativos para o público. É possível ver, dentre os exemplares, aves como o sabiá, tico-tico, canário-da-terra e a garça-branca.
A flora tem exemplares belíssimos de carvalhos, ciprestes, jacarandás e ipês-amarelos. O parque é o local ideal para quem quer descansar em meio à correria do cotidiano ou pretende praticar uma atividade física. Quem também se impressionou com o espaço foi a Milena Pietrasko.
A área foi inaugurada em 1886 e fica localizada às margens das Ruas Carlos Cavaltanti, Presidente Faria e da Avenida João Gualberto. São mais de 69 mil metros quadrados equipados com lagos, pontes, palco flutuante e parquinho para as crianças. A cuidadora de idosos Viviane Conceição da Silva elogiou os atrativos.
Desde o início da sua trajetória na capital, o Passeio Público integra os principais cartões-postais de Curitiba. O local abrigou o primeiro zoológico da cidade durante cerca de um século, e também foi a primeira sede do Museu Botânico de Curitiba, entre 1965 e 1975. O aposentado Francisco Carlos Machado vive há mais de duas décadas perto do parque, e não deixa de visitar o espaço.
Há cinco anos, o local passou por sua maior intervenção, ganhando novos espaços e maior variedade de plantas e flores. O Passeio Público é aberto de terça-feira a domingo, de 6h às 20h, e a entrada é gratuita.