O número de passageiros que procuram por viagens de ônibus durante as festas de fim de ano aumentou de maneira considerável entre 2021 e 2022. Segundo um levantamento realizado por uma empresa de ônibus, a procura aumentou em 30% entre os feriados de Natal e Ano Novo do ano passado e deste ano. A expectativa é que as empresas atinjam o patamar de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Na rodoviária de Curitiba, não é difícil encontrar quem troca as passagens de avião pelo transporte de ônibus. A Elisângela Cláudio dos Santos e a Érika Vitória Santos Silva estavam viajando para São Paulo. Para a Elisângela, a viagem de ônibus apresenta maior vantagem.

Para a Érika, a vantagem também é maior quando se compara o preço das passagens de avião com as de ônibus.

O Kennedy D’ávila estava viajando de Curitiba para São Paulo, e para ele, mesmo que a viagem de avião seja mais vantajosa, o ônibus tem sido a melhor opção na questão de economia.

Para Gilson Barreto, diretor responsável da empresa Princesa dos Campos, que realizou a pesquisa, a economia tem sido um fator bastante importante na escolha dos passageiros na hora de viajar.

Ele explica ainda de que maneira a empresa se preparou para atender a essa maior demanda. A pesquisa realizada com 400 usuários mostra que serviços de conectividade e digitalização, como internet, streaming e carregadores de celular, despontam na preferência.

Para o responsável pelas empresas Garcia e Brasil Sul, Luiz Fernando Duarte, novos ônibus têm sido colocados em circulação para atender ao aumento na demanda de passageiros. Os veículos também têm sido equipados para atender à maior exigência por conforto por parte dos usuários que viajam de ônibus.

A economia para os passageiros que viajam de ônibus ao invés de avião representa até 80% no valor das passagens. Para atender às expectativas de quem troca a rapidez dos ares pelos ônibus, o responsável pelas empresas explica quais vantagens são fornecidas para os usuários que realizam a mudança na maneira de viajar.

Por: Bruno de Oliveira