Em Curitiba, começaram a circular, nesta segunda-feira (15), os seis primeiros ônibus elétricos que compõem a frota do transporte coletivo municipal. Os veículos circulam na linha Interbairros I, que passa por bairros como Prado Velho, Juvevê, Centro Cívico e Mercês.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca (PSD) em entrevista à CBN Curitiba. O chefe do Executivo falou que os veículos integram um projeto de incentivo ao transporte sem emissão de gases poluentes. Até 2030, a ideia é que 40% da frota seja eletrificada.

A prefeitura irá adquirir outros 54 veículos elétricos com recursos de R$ 380 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O prefeito falou sobre o plano de expansão desse modelo de transporte.

Os ônibus são da montadora BYD e atendem cerca de 2,5 mil pessoas por dia. O investimento realizado pelas empresas é de R$ 23 milhões, dentre veículos e infraestrutura de recarga nas garagens. No entanto, o prefeito sinalizou que não haverá aumento de tarifa.

A CBN Curitiba foi às ruas e conversou com passageiros que utilizam a linha Interbairros I. A Selma Bernardes é auxiliar de serviços gerais e elogiou a novidade no transporte de passageiros da capital paranaense.

Um sétimo ônibus elétrico, da Volvo, atenderá a linha 863-Água Verde. O novo ônibus também agradou a Marisa Aparecida, que é copeira. Ela destacou a inovação do modelo e acredita que ele oferece maior conforto para os usuários.

A URBS informou que mais 70 ônibus elétricos devem ser adquiridos para a frota, ampliando a quantidade de veículos do gênero, atendendo, inclusive, os biarticulados. A Carine de Souza é engenheira civil e gostou do projeto.

A prefeitura anunciou que o novo contrato de concessão do transporte coletivo em Curitiba, previsto para 2026, irá exigir ônibus elétricos. Para a Valdirene do Rocio Otka, que é diarista, a novidade representa o cuidado com o meio ambiente.

A administração considerou que o atraso na implementação da iniciativa aconteceu por conta da pandemia e, até 2050, todos os ônibus devem ser elétricos em Curitiba. Os veículos que atendem a linha Interbairros I contam também com ônibus híbridos.