Mais de oito mil pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas, nas regiões Oeste e Sudoeste. Balanço mais recente da Defesa Civil mostra que 1.222 pessoas estão desalojadas, a maioria no município de Dois Vizinhos; 293 casas foram danificadas – em Pato Branco são 65. Ainda conforme a Defesa Civil, a Copel e a Sanepar já restabeleceram as conexões de luz e água em praticamente todas as casas atingidas pelos temporais e enxurradas.

Por conta dos estragos, ajuda humanitária tem sido enviada para as regiões. De acordo com o capitão Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil, kits de higiene pessoal e itens de primeira necessidade estão sendo distribuídos, além da assistência que tem sido prestada desde o início dos alagamentos na terça-feira (11).

A Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná (SGAS), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual estão arrecadando donativos para as famílias atingidas pelas chuvas no estado. A população pode doar kits de higiene e material de limpeza, que serão distribuídos para as famílias das 31 cidades afetadas. Colchões, lonas e roupas já estão sendo distribuídos pelas entidades assistenciais dos municípios.

As doações devem ser entregues nos postos do Corpo de Bombeiros em Palmas, Coronel Vivida, Pato Branco, Dois Vizinhos e Capanema. Já em Clevelândia, Chopinzinho, Ampere, Realeza, São Jorge do Oeste, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste a ajuda deve ser entrega nos postos da Brigada Comunitária.