Passou de 18 mil o número de pessoas afetadas por conta das chuvas no Paraná. A informação foi atualizada pela Defesa Civil no fim da quinta-feira (1). Ao todo 12 municípios registraram ocorrências de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas.
Conforme o boletim, 1.057 pessoas permanecem desalojadas no litoral do Paraná e também na região metropolitana de Curitiba. Uma casa foi destruída em Antonina. O município de Morretes, um dos mais afetados com cerca de 11 mil pessoas impactadas pelas chuvas, ainda convive com a cheia do rio Nhundiaquara, que corta a região, como conta o prefeito da cidade, Junior Brindarolli.
A prefeitura de Curitiba enviou mais de quatro toneladas de donativos para o município, e segue arrecadando produtos de higiene, além de alimentos para enviar novas remessas de apoio, segundo Anderson Walter, assessor do Gabinete da Fundação de Ação Social (FAS).
Outros municípios também enfrentam problemas com a chuvarada, em Guaratuba a área rural foi atingida, e o prefeito Roberto Justus explica que há necessidade de atender as regiões mais remotas, que estão sem acesso à água potável e também a comida.
As aulas municipais e estaduais estão suspensas em Guaratuba, na área rural, Morretes e Antonina até esta sexta-feira (2). Mas as autoridades de educação devem reavaliar a situação.