Nos próximos dias, os curitibanos já vão perceber a movimentação relacionada a uma importante data para o comércio: a Páscoa. Serão quase dois meses de exposição de produtos até o dia 31 de março, o domingo de Páscoa em 2024.

Com isso, a produção de chocolates, ovos e bombons entra na última etapa. A fabricação industrial de chocolates, especificamente para o período de celebração da Páscoa, começou no segundo semestre de 2023. A antecipação é necessária para atender à demanda do período.

Uma das maiores fábricas de chocolate do país, com sede na Cidade Industrial de Curitiba, projetou crescimento de 5% a 10% para 2024. A diretora de Marketing de Chocolates da Mondelez Brasil, Fabíola Menezes, explica que a Páscoa tem relação direta com os atos de celebrar e presentear. Por isso, a empresa faz adequações na produção.

O aumento no volume de produção também é verificado em uma indústria curitibana de chocolates e wafers fundada na década de 1960. Segundo Fernanda Barion, diretora de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da marca, a perspectiva é de uma maior comercialização em relação ao resultado obtido em 2023.

Há 12 anos, Hellen Augustini é franqueada de uma das maiores fábricas com redes de lojas de chocolates do país. Com estabelecimentos nos bairros Bom Retiro e Prado Velho, em Curitiba, a empreendedora espera uma boa Páscoa em 2024.

Para colocar novidades e chocolates preferidos nas prateleiras de lojas e supermercados, as indústrias apostaram em contratação de novos colaboradores entre os meses de julho e agosto de 2023. Igor Gonsalves, diretor da fábrica multinacional em Curitiba, conta que 70% destes funcionários temporários são mulheres.

Bianca Bornieski se tornou funcionária temporária na função de auxiliar de produção. Ela relembra que estava desempregada há quatro meses quando surgiu a oportunidade na fábrica de chocolates.

Além dos temporários nas fábricas, esta época do ano é marcada pela contratação em lojas e supermercados, especialmente como promotores de vendas.

*Por Scheila Pessoa e Joyce Carvalho