No Paraná, cerca de 50 mil jovens de 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições deste ano. Em Curitiba são mais de 1,4 milhão que podem ir às urnas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Brasil, esse público não é obrigado mas pode votar se quiser. Vale lembrar que jovens que completaram 15 anos podem emitir o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade.
Cezar Bueno de Lima, sociólogo, Doutor em Ciências Sociais e professor dos cursos de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), relaciona a participação dos jovens nas eleições como uma forma de medir a democracia.
O especialista fala ainda da importância da participação de todos no processo eleitoral e do quanto o voto pode mudar os rumos da história.
Para o sociólogo Cezar Bueno de Lima, é preciso aproximar o discurso ao público mais jovem. O uso das redes sociais é uma boa alternativa.
Nas eleições de 2022, mais de 100 mil jovens entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em 2020, eram apenas 36 mil jovens dessa faixa etária.