O Paraná suspendeu a presença de espécies de ave em eventos agropecuários, feiras, exposições, agremiações por 90 dias, como medida preventiva à gripe aviária.
De acordo com o governo, o estado, como todo o Brasil, não registrou nenhum caso de gripe aviária até agora. No entanto, é preciso estar em constante alerta porque já houve detecção em alguns países da América do Sul, sobretudo em aves silvestres. A ação visa evitar a presença dos animais em ambientes com previsão de trânsito de pessoas, reduzindo assim as possibilidades de eventual transmissão do vírus entre eles. O governo frisa, ainda, que a ocorrência de gripe aviária em animais caseiros ou aves silvestres é preocupante, precisa ser evitada e controlada, mas não atinge comercialmente o Paraná. No entanto, se for detectada em granja, afeta profundamente a exportação de frango.
Os técnicos da iniciativa privada e do poder público têm alertado os produtores para que mantenham as portas dos aviários totalmente fechadas, que supervisionem continuamente as telas de proteção e que restrinjam as entradas nas granjas somente às pessoas necessárias ao manejo das aves, e com todos os cuidados sanitários adequados.

Por: Redação com Assessoria