A visitação ao Parque Estadual de Campinhos, em Cerro Azul e Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, foi suspensa temporariamente pelo Instituto Água e Terra (IAT) por questão de segurança. As fortes chuvas na região causaram danos estruturais à Unidade de Conservação (UC), com diversos pontos de alagamentos. Houve também desmoronamento na parte interna da caverna, um dos principais atrativos turísticos do complexo ambiental.
O IAT informou que está fazendo o levantamento dos danos para, na sequência, iniciar a reforma necessária. A previsão é que o local seja reaberto na primeira semana de dezembro. Todas as visitas de estudantes para aulas de educação ambiental foram canceladas e serão reagendadas posteriormente.
“É uma medida preventiva, para garantir a segurança do público, e também para que possamos dar início aos consertos necessários. Esperamos retomar logo a programação normal do Parque de Campinhos”, afirmou a bióloga e chefe da Divisão de Unidades de Conservação do IAT, Ana Letícia Lowen.
O Instituto Água e Terra segue monitorando a situação de outras Unidades de Conservação. E, se necessário, outros parques poderão ser fechados como medida preventiva devido às condições climáticas.
Redação com Assessoria