Uma parceria firmada entre a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Itaipu Binacional pretende diminuir o déficit de profissionais capacitados para atuar em setores específicos na educação básica.

A ideia é capacitar 16 mil educadores de escolas públicas nas cidades do Paraná para atuarem com crianças com autismo e em áreas de licitação e contratação na administração pública, gestão de esporte e lazer e alfabetização.

O anúncio da parceria foi realizado durante a manhã desta quinta-feira (15), em Curitiba, e contou com a participação de autoridades. A iniciativa, que tem como nome “Programa de Capacitação AMP 4.0”, já teve seu edital de convocação publicado.

O presidente da AMP, Edimar Santos, pontuou a necessidade do projeto. Ele explicou que faltam profissionais capacitados para atuar nessas áreas em muitas cidades, em especial nas que têm poucos habitantes. Por conta disso, é preciso investimentos.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, falou sobre a necessidade de investimentos do tipo. A multinacional será a responsável por custear os cursos para os educadores nas cidades que vão receber a iniciativa.

Os municípios interessados puderam se inscrever até 29 de janeiro. Os cursos de aperfeiçoamento serão realizados por meio de uma pós-graduação gratuita para os educadores. A modalidade do ensino será presencial e a distância para os municípios paranaenses.

Confira os links para as inscrições, já abertas, no curso de pós-graduação:

Pós-graduação em Autismo: https://form.jotform.com/240447608824056

Pós-graduação em Alfabetização e letramento: https://form.jotform.com/240447719878674

Pós-graduação em Esporte e lazer: https://form.jotform.com/240447491762663

Pós-graduação em Licitações: https://form.jotform.com/240447956891672