O Brasil comemorou neste sábado (25) a conquista de duas medalhas de ouro no futebol nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. No de cegos, o placar de 1 a 0 sobre a Colômbia garantiu o pentacampeonato da seleção que venceu todas as disputas da modalidade em Parapans (2007/2011/2015/2019/2023). No futebol PC (foto), que é praticado por atletas com paralisia cerebral, a vitória diante da Argentina, por 1 a 0 na prorrogação, valeu o terceiro título (2015/2019/2023). O tempo normal não teve gol.

A seleção brasileira de cegos contou com três alas do Maestro da Bola, time de Curitiba: Tiago Paraná, que é de Pinhais, e os baianos Cássio e Jefinho. No futebol PC, um dos campeões foi o zagueiro paranaense Jefferson Cardoso, de Assis Chateubriand.

Ouro no Parapan não é novidade para estes quatro atletas: a medalha deste sábado foi a quinta de Jefinho, a quarta de Cássio, a terceira de Tiago Paraná e a segunda de Jefferson Cardoso.

Os gols que valeram as medalhas em Santiago foram marcados pelo gaúcho Ricardinho no futebol de cegos e pelo paulista César no PC.