Paranaguá registrou 208 furtos de cargas em 2022 e é a cidade que lidera nesse tipo de roubo no Paraná. No mesmo periodo foram 77 em Curitiba e 21 em Sao José dos Pinhais. Os dados são de um estudo do Sistema Fetranspar.
Os dados representam uma queda de 17% nos roubos. Mas as ocorrências ainda são frequentes.
A Polícia Civil cumprie desde esta quarta (05) 12 mandados de busca e apreensão, sendo que 8 já foram cumpridos contra uma organização criminosa ligada a pelo menos dez furtos de cargas no Paraná e em Santa Catarina. O líder foi preso em Santa Catarina, segundo a Polícia.
Além disso a organização cumpe 12 bloqueios de contas, 14 mandados de busca e apreensão e um sequestro de veículos.
O presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli destaca que esse é justamente o que vem acontecendo: um nos casos aumento de furtos especificamente.
Nesse caso mais recente, a Polícia Civil apurou que a organização criminosa aliciava motoristas para que simulassem roubo de cargas e, posteriormente, furtavam o conteúdo de os veículos que transportavam os itens, como explica o delegado da Polícia Civil, André Feltes.
Ele explica que os boletins de ocorrencias eram registrados em outros estados para dificultar as investigações.
Os suspeitos são investigados por organização criminosa, falsa comunicação de crime, adulteração de sinal de identificador de veículo e furto qualificado. Os números da operação consolidados deverão ser divulgados ao longo do dia pela equipe.
De 2017 a 2022 o número de furtos e roubos de cargas no Paraná oscilou entre 691 a 761 ocorrências, o que equivale a 9% de variação neste período.