As vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, trazem otimismo ao comércio varejista paranaense. Em média, o consumidor pretende gastar R$ 206,83 na compra do presente para a data. É o que revela uma pesquisa preliminar contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que ouviu 605 consumidores.

O levantamento foi realizado pelo grupo Datacenso nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina com consumidores da faixa etária entre 18 e 65 anos. Destes mais da metade (57%) pertence ao gênero feminino.

A pesquisa mostra, também, que a comemoração alusiva ao Dia dos Pais será predominantemente com um almoço ou jantar em casa. Esta é a preferência de 77% dos entrevistados. 12% pretendem comemorar em restaurante.

Quanto à preferência na escolha do presente, no geral, a pesquisa mostra que há um equilíbrio entre aqueles consumidores que preferem surpreender os pais e aqueles que preferem o modelo tradicional, ou seja, realizar a compra com base na escolha antecipada dos pais.

Roupas, calçados e perfume/cosméticos lideram a preferência dos consumidores para presentear nessa data, com 46%, 23% e 17% respectivamente.

Fernando Moraes, presidente da Faciap, analisa que os consumidores estão mais cautelosos. Ele orienta que os comerciantes devem oferecer qualidade, variedade e novidades em produtos.

Além disso, investir cada vez mais no atendimento diferenciado.

O preço do produto também é um dos principais fatores que consideram na hora da compra. De acordo com a entidade é importante desenvolver um trabalho de comunicação que mostre que produtos têm uma melhor relação custo x benefício comparado com a concorrência, ou seja, apresentar um preço justo pelo benefício que o cliente recebe.