Os paranaenses devem gastar em média R$ 162 para presentear alguém nesse Dia dos Namorados. No ano passado o tíquete médio era de R$ 147,97.

Além disso, 47% dos paranaenses pretendem presentear alguém na data, parcela inferior ao ano passado, quando 64,6% das pessoas possuíam a intenção de comprar presentes nesta data.

Os dados são da sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e do Sebrae-PR. O principal motivo para não presentear é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 63,2% das justificativas.

A pesquisa também mostra que os homens são os mais propensos a presentear, com 51,1% de respostas afirmativas, ante 43,1% de mulheres.

Algumas lojas já esperam a melhora nas vendas. A empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski, espera ampliar as vendas em 15%.

Vendas que costumam acontecer na última hora.

O tíquete médio masculino deve ficar em R$ 184,04, enquanto o tíquete médio feminino será de R$ 137,80.

Neste ano, os presentes mais recorrentes serão roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos e jantares. A professora mestre e doutora em Marketing, Shirlei Camargo, destaca a preferência das mulheres por acessórios e por eletrônicos para os homens.

Pra quem ainda não fez as compras, a professora diz que é importante se planejar e fazer as contas na hora da escolha.

A maior parte dos paranaenses, 71,3%, fará pesquisa de preços, especialmente pela internet. Quem mais pesquisa valores antes de comprar são as mulheres, com 78,5% de respostas positivas, ante 64,9% entre os homens.

As compras pela internet devem corresponder a 31,8%, um aumento em relação a 2022, quando 25,3% dos consumidores pretendiam fazer suas compras de forma on-line.

Mesmo assim, as compras em lojas físicas ainda são a preferência, sendo 28,3% em shoppings,15,6% em lojas de bairro e 13,3% em estabelecimentos localizados no centro da cidade.

Ainda em relação a pesquisa, os pagamentos à vista terão grande preferência pelo consumidor e a qualidade do produto continua sendo o fator determinante na decisão de comprar.