Três paranaenses resgatados depois de fugirem da guerra na Ucrânia desembarcaram na tarde desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Eles foram trazidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) juntos com outros brasileiros, estrangeiros, além de animais de estimação.
O jogador de futebol de 23 anos, Murilo Maia, 23, ressalta que apesar de toda a dificuldade para sair do conflito no Leste Europeu, algumas pessoas tiveram mais problemas para sair da Ucrânia.
Angélica Maia, mãe do jogador diz que está feliz com a chegada do filho, mas sente pelos que ainda estão na zona de conflito. Ela diz que precisa acontecer um movimento pela paz.
Albanir Roberto, de 52 anos, dono de uma academia de futebol em Varsóvia, estava na Ucrânia para treinar atletas locais. Ele descreve a chegada a Brasil como um sonho realizado.
Os paranaenses estavam no grupo de 43 brasileiros que desembarcaram em Brasília, na quinta-feira. Ao todo foram trazidos 52 adultos, entre eles 12 menores de idade, além de pessoas de outras nacionalidades, como ucranianos e argentinos. O avião da FAB também trouxe cerca de 10 animais de estimação, entre cães e gatos. O resgate foi realizado 10 dias depois que a Rússia invadiu o país vizinho.