Biólogo por formação e com vários títulos acadêmicos na área de biologia molecular, há alguns anos o paranaense Fabrício Marchini se dedica a encontrar soluções para melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças. Ele é pesquisador da FioCruz e gerente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, formando um elo que resultou na capacidade de dar uma resposta mais rápida à demanda causada pelos casos de varíola dos macacos em todo o mundo.

Graças ao trabalho da equipe onde ele atua, pelo menos 20 países receberão reagentes usados em testes diagnósticos, feitos em terras brasileiras.

Elaborado em tempo recorde, o insumo deve agilizar o trabalho, já que libera os laboratórios da importação de matéria-prima. Uma lição aprendida durante a pandemia, segundo Fabrício Marchini.

O controle positivo é um elemento importante que garante a confiabilidade da reação durante a realização do teste molecular, impedindo que possíveis erros interfiram no resultado. O material desenvolvido pelo IBMP é exclusivo para uso em pesquisa, sob responsabilidade dos laboratórios brasileiros e latino-americanos de referência para controle do vírus Monkeypox. No Brasil, o primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na capital paulista, em um homem de 41 anos que passou por Portugal e Espanha no mês de maio.

Sobre o Instituto de Biologia Molecular do Paraná

Criado em 1999 por meio de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o governo  do Paraná, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná operou inicialmente com o propósito de viabilizar a instalação da Fiocruz no Estado do Paraná. Atua no desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de soluções para a saúde, com destaque para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo de sua trajetória, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), colaborando com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país e com o abastecimento da rede pública de saúde com produtos seguros e de qualidade.

Saiba mais sobre o trabalho da equipe de paranaenses que trabalhou neste projeto neste link.