O Paraná vive um momento favorável quando o assunto é Covid-19. Essa é a observação do médico infectologista Bernardo Almeida, em análise aos dados recentes da doença no estado, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Em setembro deste ano o Paraná registou a média de 1,2 mil casos de Covid-19 por semana. O total foi de 5,1 mil casos no mês. A imunização contra a Covid-19 é a peça-chave, segundo o infectologista, para que os números se mantenham baixos.

O especialista lembra que no fim do ano passado a situação era parecida, com registro de 1,4 mil casos por semana. Mas, logo na sequência foi observado um aumento expressivo. Os dados pularam para quase 115 mil casos por semana. Diante disso fica a dúvida: será que podemos ter uma nova onda de Covid-19?

O médico infectologista diz ainda que o Paraná está em um momento de transição entre pandemia e endemia, seguindo um padrão nacional.

E como será esse período de transição? O médico responde que ainda há muitas dúvidas, inclusive sobre a frequência das doses de reforço da vacina contra a Covid, mas, segundo ele, somente o tempo poderá dizer.

Em Curitiba, dados do Painel Covid, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostram que a capital bateu no início de setembro o maior recorde de dias sem óbitos por covid-19 desde 2020. Foram nove dias consecutivos, no período de 7 a 15 de setembro, sem a ocorrência de mortes pela doença. O recorde anterior havia sido de 29 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, com oito dias consecutivos.