O número de matrículas em creches no Paraná caiu 13,6% entre 2019 e 2021. No ensino fundamental, a redução no período foi de 4% e, no ensino médio, de 7,1%. Apenas a pré-escola teve elevação no número de matrículas, de 0,9%, nos últimos três anos. A conclusão é de levantamento nacional realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em relação aos 5.568 municípios do país, com dados extraídos do Censo Escolar de 2021.

O estudo avaliou a evolução das matrículas nas três etapas da educação básica: educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e ensino médio; das esferas pública (redes federal, estaduais e municipais) e privada.

Segundo Gustavo Gava, doutor em pedagogia e professor de pedagogia da Universidade Positivo, os números são reflexo da pandemia de Covid-19. O impacto na educação precisa ser revertido para que o futuro das crianças não seja prejudicado.

Outra situação levantada pelo especialista é o abandono. Muitas crianças começam a estudar mas, por diversos motivos, acabam deixando de ir às escolas.

Segundo o doutor em pedagogia, para o futuro é preciso equilíbrio, principalmente quando o assunto é uso de tecnologias.