Muitos paranaenses estão planejando descer ao litoral para o Ano Novo. Com esses dados, a expectativa é de que as cidades fiquem mais vazias, assim como as casas. Apenas nas rodovias BRs 116, 376 e 101, mais de 2 milhões de veículos devem circular entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro, segundo estimativa da concessionária Arteris Litoral Sul.

E para quem vai ficar muito tempo longe, alguns cuidados de segurança podem evitar furtos e arrombamentos, em um período em que muitos criminosos se aproveitam da tranquilidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o Paraná registrou 25.736 furtos a residências entre janeiro e outubro de 2023.

O especialista em segurança e CEO do Grupo Magav, Atila Cordova, explica que existem diferentes maneiras para garantir a segurança das moradias. Além da instalação de sistemas de monitoramento, a confiança com os vizinhos podem ajudar nesse período.

Uma das alternativas que tem se tornado comum são os grupos de mensagens entre vizinhanças para compartilhar e monitorar atividades suspeitas. Essa técnica também pode ajudar, segundo o especialista.

Em algumas situações, criminosos observam a movimentação das casas e procuram por indicativos de que a pessoa está viajando. É por isso que até mesmo fotos das redes sociais podem servir de informação aos criminosos.

Em caso de suspeita, é possível comunicar a Polícia Civil por meio do telefone 181. O boletim de ocorrência para furtos pode ser registrado no site policiacivil.pr.gov.br/BO.