O Paraná teve alta de 4,4% no setor de serviços em 2022, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (10). O comparativo é dos 12 meses de 2021 com o mesmo período de 2022. No comparativo de dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado, a variação foi de 4,2%. O volume de serviços no Brasil cresceu 8,3% no acumulado do ano.
O setor de serviços engloba turismo, transporte, hotelaria, academias, escolas de ensino, beleza, arquitetura, informática, técnicos especializados e telecomunicações. O turismo, que abranje hotéis, passagens aérea e parques de diversões, encerrou o ano passado, no Paraná, com crescimento de 27,8%. Em relação ao último mês de 2021, o aumento foi de 12,3%.
Os indicadores positivos do ano no estado também foram puxados por serviços prestados às famílias, como academias, hotéis e teatros, com aumento de 17,6%, serviços profissionais, como locação de automóveis, agências de publicidade e promoção de congressos, com 10,4%, transporte e serviços auxiliares, com 3,6% e outros serviços.
Segundo o IBGE, a receita do segmento também aumentou no último ano, em 14,9%. No turismo, a receita cresceu 43,2% no ano.