A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a construção do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Universitário do Brasil. A unidade será vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e contribuirá na oferta de atendimento multiprofissional de especialidades na região, além de expandir os atendimentos prestados pelo Hospital Universitário. O investimento será de 15 milhões de reais.

O secretário Beto Preto destaca que a nova unidade faz parte da estratégia de levar a saúde para mais perto das pessoas.

Além de atendimento ambulatorial, o AME ofertará consultas médicas, odontológicas e exames de diversas especialidades. Para isso, a unidade contará, em sua estrutura, com uma área total de quase três mil metros quadrados.

O ambulatório contará com 19 consultórios e cinco salas de exames, além de uma sala de fisioterapia e outras 15 salas de aula para atividades de formação em conluio com a universidade. Ao todo, a unidade poderá ofertar até 13 mil atendimentos ao mês.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ressalta que o ambulatório deverá elevar a qualidade da formação de novos profissionais.

Outros dez desses ambulatórios estão sendo construídos em várias regiões do Estado, com capacidade para mais de 32 mil consultas por mês. Devem ser contemplados os municípios de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, São José dos Pinhais e União da Vitória.

Redação com assessoria