O Paraná e outros estados estão com risco de tempestade avaliada como ‘perigo’ nesta terça-feira (14), de acordo com alerta publicado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). O alerta vale para o estado inteiro e, de acordo com o aviso, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milimetros por hora, ventos intensos de 60 a 100 kilômetros por hora, e queda de granizo.
De acordo com o alerta, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso afirma que a tempestade vai acabar às dez horas da manhã da quarta-feira (15).
As instruções do Inmet, em caso de rajadas de vento, é não se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
A Defesa Civil do Paraná também emitiu um alerta sobre a tempestade, afirmando que terão chuvas intensas, raios e vendaval. A sugestão é se proteger em um local seguro.