Mais de 3,7 milhões de paranaenses estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 21,1 bilhões. Cada morador do Estado deve, em média, R$ 5,6 mil, o equivalente a quase quatro salários-mínimos. O endividamento atinge 41,55% da população adulta do Estado, um percentual levemente abaixo do índice nacional, que é de 43,72%. Os dados são do Mapa da Inadimplência da Serasa, divulgados nesta quinta-feira (17).

De acordo com o levantamento, a maior parte das dívidas no Paraná está concentrada nos bancos e cartões; na sequência, as contas de gás, água e luz.

Marcos José Valle, economista e professor da Uninter, afirma que o descontrole nas finanças é o fator responsável pela inadimplência.

O especialista lembra que uma das alternativas para evitar as dívidas é manter uma linha mais conservadora: guardar o dinheiro para conseguir comprar o produto à vista. Ou ainda: entender as prioridades e elencar o que realmente precisa ser comprado.

No caso do cartão de crédito, é preciso acompanhar as faturas e evitar compras com valores altos ao mesmo tempo.

Os dados do levantamento da Serasa mostram ainda que, entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes têm entre 26 e 40 anos (36,3%), seguidos pela população entre 41 e 60 anos (34,5%) e por pessoas com mais de 60 anos (16,3%).