Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população idosa está aumentando em todo o país. No Paraná, o número de pessoas acima dos 60 anos chegou a 3.440 (milhões), cerca de 29,50% de uma população de quase 12 milhões de habitantes em todo o estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2022.

A população paranaense de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras em Domicílio Contínua. Fonte: IBGE.

Em 2018, o número de idosos era de cerca de 3.082 (milhões), registrando um crescimento de mais de 350 mil nos últimos cinco anos, aproximadamente 11,60%. Em Curitiba, o número de idosos ficou em 614 mil no ano passado frente a 578 mil registrados em 2018. A população total da capital, conforme a última pesquisa do IBGE é de 1.978 (milhão).

Avanço nos sistemas de saúde e no cuidado com o bem estar são fatores que contribuem para o aumento de pessoas idosas acima dos 65 anos. Foto: SMCS/Curitiba.

Já o retrato daqueles que possuem mais de 65 anos teve um aumento menor, 10,76% em cinco anos no Paraná. O retrato, segundo os pesquisadores, é de uma transição da pirâmide etária do país, que nos anos 2.000 era predominantemente jovem e agora está sendo invertida com números maiores de adultos e idosos.

Para José Mário Tupiná Machado, médico geriatra e professor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o aumento da população idosa está realacionado a diversos fatores.

José Mário Tupiná Machado: “Há um aumento da expectativa de vida mundial”. Foto: Guilherme Dalla Barba/SMELJ

Ainda de acordo com o IBGE, para a população do Paraná, a esperança de vida ao nascer passou de 78,2 anos em 2020 para 78,5 anos em 2021. Os homens têm expectativa de vida de 75,1 anos, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, chegando a 81,9 anos. Mas de acordo com Tupiná, precisamos aprender a conviver com as pessoas mais velhas e os idosos a encontrar seu papel na sociedade.

Especialista diz que transição demográfica do país ocorre muito rápido. Foto: Arquivo AEN.

Para viver mais o segredo está no todo e não apenas no cuidado com o corpo e a alimentação, conclui o geriatra.

Qualidade de vida na terceira idade não se resume a cuidados com a saúde, conclui especialista. Foto: Aliocha Mauricio /Arquivo SEJUF.