O Paraná tem mais de 2.200 vagas do Sisu em 10 instituições de diferentes regiões do estado. Os interessados devem fazer as inscrições até esta sexta-feira (24) as 23h59.

Estudantes que realizaram o Enem no ano passado podem se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga e alterar as opções durante todo o período de inscrições no sistema.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país.

O coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, professor José Carlos Eidam, destaca que esse sistema permite que pessoas de qualquer região do país tentem a vaga em uma universidade.

Para participar do programa o estudante não pode ter zerado a prova de redação e não estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem. O professor destaca que há um sistema de cotas dentro do Sisu.

É importante também que o candidato especifique, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência.

Segundo o edital de participação do Sisu, também é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. Nesse caso o candidato deve manifestar interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 28 de fevereiro de 2023 até 8 de março de 2023, as 23h59.

A divulgação das notas de corte será no dia 28 de fevereiro. Em seguida, o candidato deve realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição em que foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Cada instituição define os dias, horários e locais de atendimento.

Os estudantes devem se inscrever pelo do Sisu: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É importante que o estudante confira as opções de vagas nos sites das próprias universidades de interesse.