Os especialistas explicam:2022 foi um ano com clima favorável à dengue. Fenômenos como o La Niña trouxeram chuvas e tempestades para boa parte do Brasil, incluindo o interior paranaense.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná a região Sudoeste do estado possui mais de 10 mil casos confirmados no atual período epidemiológico.

O secretário estadual de Saúde, César Neves, explica que outros fatores também têm contribuído para a situação alarmante no Paraná.

O Paraná registrou na última semana quase sete mil ( 6,7 mil) novos casos de dengue. De acordo com o relatório, agora são 43.751 casos confirmados da doença. Já os notificados chegam a mais de 124 mil.

No interior do estado, Francisco Beltrão, Cascavel e Toledo são os municípios com o maior número de infectados. Diante do cenário, o governo do Paraná afirma que tem realizado ações emergenciais, como o uso do fumacê.

 

Para o secretário de Saúde, é preciso que a população siga tomando os cuidados para reduzir os criadouros, como evitar deixar água parada, não jogar lixo na rua e descartar pneus em locais corretos.