As vendas de veículos seminovos e usados no Paraná registraram um crescimento no período acumulado de janeiro a maio de 2024. Foram comercializados 529 mil veículos neste ano: um aumento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram vendidas 495,9 mil unidades, entre as categorias de automóveis, comerciais leves, comerciais pesados, motocicletas e outros. Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar).

Osni Reinaldim, gerente de marca de seminovos do Grupo Barigui, afirma que há um aquecimento do mercado e consequente recuperação nas vendas em números semelhantes aos anteriores da pandemia de Covid-19, época em que houve uma queda na comercialização dos veículos. Ele analisa que a queda dos juros é um dos motivos para a movimentação atual do setor.

Segundo Osni, há inclusive aumento da procura por carros híbridos e elétricos seminovos.

Edinelson Góis, diretor da Luson Veículos, comenta que há expectativa de crescimento de 10 a 12% nas vendas de seminovos e usados para o próximo semestre.

Os dados da Assovepar mostram ainda que na comparação entre os meses, em maio de 2024, foram vendidos 107,6 mil veículos, se comparado com o mesmo mês do ano anterior, onde houve um crescimento de 1,1%, com 106,4 mil veículos vendidos em maio de 2023. Já no comparativo de maio de 2024 em relação a abril de 2024, foi apontada uma redução de -5,4%, que registrou 113,8 mil unidades vendidas.