O varejo do Paraná acumulou alta de 4% no primeiro trimestre do ano. As vendas no setor de autopeças ficaram em destaque, com aumento de 10%. Na sequência vem o setor de livrarias e papelarias, com acréscimo de 9,1%, depois o de concessionárias de veículos, com 8,7% e combustíveis, com 8,54%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Apenas os segmentos de farmácias e materiais de construção apresentaram redução no faturamento. Rodrigo Schmidt, coordenador de Pesquisa de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR explica o momento.
Ele observa que o crescimento ou não do varejo depende do equilíbrio financeiro do estado.
Na variação mensal, o movimento no varejo de março foi 12,32% superior ao de fevereiro, com destaque para as farmácias, lojas de departamentos e concessionárias de veículos.
Já na comparação com março de 2022, as vendas foram 2,77% maiores, especialmente nos ramos de autopeças, lojas de departamentos e veículos.
No trimestre, o comércio de Ponta Grossa apresentou o melhor resultado estadual do varejo, com crescimento de 7,44%, com destaque também para o ramo de autopeças.
As vendas também tiveram elevação na região Sudoeste (6,58%), Curitiba e Região Metropolitana (6,28%), Maringá (2,72%) e Londrina (2,51%). Somente a região Oeste teve redução no período analisado, com baixa de 2,01%