Um levantamento feito pela reportagem da CBN com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), mostra que de janeiro a setembro de 2022 foram 151.106 boletins de ocorrência registrados para casos de violência contra a mulher no Paraná. São mais de 559 B.O.s por dia. As denúncias seguem altas o ano inteiro e as cidades de Curitiba e Londrina tem a maior quantidade de registros efetivados no ano passado.

Já quando filtramos para os casos de violência doméstica contra a mulher, eles chegaram a 41.915 nos nove primeiros meses do ano passado. Média de 155 por dia. Os números demonstram um retrato da violência contra a mulher, que tem em seu último estágio o feminicídio.

Em Curitiba, a Casa da Mulher Brasileira reúne todos os serviços especializados para prestar atendimento as vítimas de violência doméstica. De acordo com a promotora de Justiça do Ministério Público, Maria Aparecida Losso, do setor de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba, o perfil da vítima pode variar, mas há a preponderância de mulheres em vulnerabilidade financeira.

Os números do Ministério Público chamam atenção também pelo alto índice de casos de violência contra a mulher em processos judiciais.

A Casa da Mulher Brasileira tem atendimento diário e 24 horas. Lá, além do Ministério Público, estão presentes a Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar e a Delegacia da Mulher. Segundo a delegada Emanuelle Siqueira, os crimes contra a mulher são os mais variados.

As violências moral e psicológica, são as que as vítimas têm mais dificuldade de identificar, o que faz com que grande parte delas só procurem a polícia quando sofrem agressões físicas. Ainda de acordo com Emanuelle o perfil do agressor também é bastante variado, mas muitos deles têm em comum o não reconhecimento das agressões.

Com uma média de 30 atendimentos por dia, a Casa da Mulher Brasileira é uma das opções para as vítimas de violência doméstica, oferecendo escuta especializada, confecção de medidas protetivas e acolhimento em alojamentos. Os telefones para contato com a equipe da casa são (41) 3221-2746 ou (41) 3221-7711.