Para as próximas horas são esperadas mais chuvas, o que acende o alerta para o nível dos rios. Em União da Vitória, sul do Paraná, o Rio Iguaçu já atingiu 7,9 metros, mas a previsão é que ele suba ainda mais, podendo chegar a 8,6 metros. Por conta disso as atividades escolares e o transporte da rede municipal de ensino foram suspensos até sexta-feira (20). A cidade conta com 18 abrigos e o Governo do Estado já transferiu 27 pessoas em situação de maior vulnerabilidade para hotéis e pousadas.

Mais de 65 mil pessoas de 78 cidades paranaenses foram afetadas de alguma forma pelas fortes chuvas que ocorrem desde o início de outubro. Deste total, 760 permanecem desalojadas (abrigadas em casas de parentes ou conhecidos), enquanto 816 continuam desabrigadas (em abrigos públicos). As informações constam em boletim atualizado da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

Até esta terça-feira (17), 21 municípios do Paraná já tinham decretado situação de emergência. Apenas o de nova Prata do Iguaçu ainda não foi homologado. Fazem parte da lista as cidades de União da Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Dois Vizinhos, Cascavel, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste e São Mateus do Sul.

* Com informações da AEN