O Paraná é o sexto estado do país com maior número de domicílios particulares. São pouco mais de 5 milhões de casas e está atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. O País tem 90,6 milhões de domicílios particulares, caracterizados como locais estruturalmente separados e independentes que se destinam a servir de habitação a uma ou mais pessoas, ou que estejam sendo utilizado como tal. Os dados estão em um estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito com base nos dados do Censo 2022.
Curitiba é a cidade com mais casas. São 788 mil. Na sequência vem Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Os dez municípios com menos casas são Jardim Olinda, com 763 domicílios e Nova Aliança do Ivaí, com 619.
SAIBA MAIS:
-
Comércio do Paraná cresce 2,3% em novembro de 2023, segundo IBGE
-
Setores de serviços e turismo do Paraná acumulam alta de 11,4% em 2023, segundo IBGE
-
Indústria cresce 5,4% em novembro de 2023; IBGE aponta recorde desde janeiro de 2022
-
PIB do Paraná cresce 6,91% entre janeiro e setembro de 2023, segundo IBGE
Há também o extrato dos domicílios coletivos, quando mais de uma família mora no mesmo endereço ou aqueles estabelecimentos em que os residentes não apresentam vínculos familiares, como casas de repouso para idosos, alojamento para trabalhadores. São 4,8 mil casas com estas características.
Os dados evidenciam que as cidades são organismos em eterna modificação, segundo Sérgio Czajkowski Júnior, especialista em planejamento e comportamento do consumidor, e Mestre em Gestão Urbana no UniCuritiba. O mapeamento deve ajudar a elaborar políticas públicas de prevenção de desastres, mobilidade urbana e mapear as densidades populacionais.
O levantamento mostra também que o Paraná tem o maior número de estabelecimentos de saúde da região Sul, com 16,4 mil, e o terceiro maior do País. O estado também tem 12,3 mil estabelecimentos de ensino, entre públicos e privados. No caso das instituições religiosas, o número passa de 25 mil.
O especialista alerta ainda sobre o cuidado com os rótulos, dentro da análise do recorte feito pelo IBGE.
O Paraná tem ainda 276,2 mil propriedades rurais, atrás apenas de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Em todo o País são 4 milhões de unidades com essa característica, ou seja, o Paraná tem 6,8% de participação nesse indicador.