13 pontos do Estado estão impróprios para banho segundo o primeiro boletim de balneabilidade desta temporada, divulgado pelo Instituto Água e Terra, o IAT.
A análise da qualidade da água indica pontos próprios e impróprios para banho e para a prática de esportes aquáticos em 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado.
Entre os pontos estão a Ponta da Pita e o Porto de Cima, localizados em Morretes e Antonina e o Terminal Turístico do rio Paranapanema, no norte do Paraná.
Os outros dez pontos são áreas de foz dos rios no litoral, que chegam ao mar sempre como impróprios, pois drenam áreas urbanas.. Segundo a bióloga do Laboratório de microbiologia do IAT, Beatriz Silveira, a análise procura a presença de uma bactéria presente em fezes de animais e humanos.
O primeiro boletim de balneabilidade desta temporada no Paraná foi divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o boletim, todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias. Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba.
Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.
O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas.