O estado do Paraná recebeu mais de um milhão de doses da vacina bivalente, contra a Covid-19. O imunizante é eficaz contra o vírus Sars-Cov 2, a cepa ômicron e suas variantes. Apesar disso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apenas 92 mil doses foram aplicadas, até agora. O Secretário de saúde, César Neves, aponta preocupação para essa situação, que indica uma falsa sensação de que a pandemia chegou ao fim.

O público contemplado com as doses bivalentes inclui idosos acima de 60 anos, e pessoas acima de 12 anos que vivam em instituições de longa permanência (ILP) e trabalhadores destas instituições. Além deles, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Ao todo, os grupos somam mais de 2,4 milhões de paranaenses.

Para tentar reforçar a vacinação, a Sesa já avalia a realização de mutirões de vacinação e a reabertura de postos de saúde durante os fins de semana.

A vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 399 municípios do estado, contemplando todas as 22 Regionais de Saúde. Para receber a vacina, é preciso ter tomado pelo menos duas doses do imunizante monovalente. O reforço só poderá ser aplicado 4 meses apos da última dose.